Colhendo no Concreto: As Frutas que Florescem nas Cidades

Você consegue se lembrar do trajeto que fez hoje da sua casa ao trabalho? Se recorda de ter reparado nas praças e canteiros? Chegou a reconhecer alguma flor ou fruto? Se a resposta for não, é bom saber que em meio ao cinza das metrópoles é possível encontrar árvores frutíferas e saborear jabuticabas, amoras, pitangas, nésperas e muitas outras.

Até cidades como São Paulo, SP, escondem pequenos pomares espalhados por ruas, parques e praças. O desconhecimento interfere não apenas no consumo, já que estão à disposição para serem degustadas a qualquer momento, mas também no plantio, que costuma ser evitado em algumas regiões por conta das folhas e frutos que caem pelo caminho. Mais adaptadas ao clima, as espécies nativas exigem pouca manutenção e são mais resistentes às condições locais.

Assim, pelas ruas e avenidas, em meio às construções, é possível encontrar frutas diversas para se deliciar. Conheça alguns locais que possuem espécies endêmicas, como uvaia, araçá, jabuticaba e muitas outras. Em São Paulo, há até um mapa on-line colaborativo chamado “Árvores Frutíferas” que indica onde encontrar esses exemplares. Já em Belo Horizonte, a prefeitura realiza um inventário das árvores frutíferas, monitorando e controlando a arborização viária da cidade.

Explore o inesperado mundo das frutas urbanas que estão transformando a relação entre a natureza e o ambiente urbano, oferecendo uma deliciosa surpresa aos moradores das metrópoles.

Confira a galeria completa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima