A utilização estratégica da madeira na estrutura, esquadrias e pisos conferiu a esta residência em Trancoso, no litoral da Bahia, um aspecto natural, integrando-a completamente à natureza do condomínio. Outro elemento crucial para o desenvolvimento do projeto dos arquitetos David Bastos, Adriano Mascarenhas e Rita Monteiro, do David Bastos Escritório de Arquitetura, foi a incidência do sol e dos ventos. “O poente ocorre na parte detrás do terreno, o que era vantajoso pela excelente vista para o Golf Club. Assim, foi projetado um jardim interno com pé-direito duplo, que proporciona acesso aos quartos, leva iluminação a todos os ambientes e auxilia na circulação do ar até os fundos da casa”, explica um dos arquitetos do escritório, Fábio Porto.
Destaque para as estruturas, que são separadas e isoladas. “Os pilares de madeira que vencem dois andares da construção estão isolados da alvenaria e do concreto e sustentam apenas a estrutura da cobertura, que recebeu telha cerâmica (AGF Telhados) com tonalidade clara. Não há encaixe entre pilares de madeira e vigas de concreto”, ressalta Porto. A estrutura é de eucalipto, as esquadrias (Demuner) são de peroba mica e os decks da fachada e piscina (Grimaldi Engenharia), de peroba. “Os decks não receberam tratamento. Apenas devem ser lixados anualmente. A peroba resiste bem ao sol e à chuva e tem textura e cor muito agradáveis. E, finalmente, a madeira da estrutura recebeu cera de carnaúba, que pode ser aplicada por qualquer carpinteiro”, afirma o arquiteto.
Com aproximadamente 800 m2, a residência conta com uma área social preparada para o descanso e o lazer e, ao mesmo tempo, pronta para uma grande festa na piscina. Em local mais privativo, os quartos estão ligados por uma passarela no andar superior.
Os materiais de acabamento são resistentes e bonitos. Em quase todo o projeto, o revestimento cimentício (Grimaldi Engenharia) está presente no piso. Há também madeira e ladrilho hidráulico (Ladrilar) na entrada da casa, em volta do jardim e nas áreas de circulação do andar térreo, nelas com um toque árabe. As paredes receberam pintura sobre cimento acabado e a escada é de madeira eucalipto. A fachada ganhou várias aplicações de textura, até chegar ao efeito desejado. Sua cor escura contrasta com as telhas de tons claros, dando um visual especial ao exterior. A decoração conta com móveis de fibra natural, que combinam com o visual da residência e são ainda mais confortáveis e duráveis.
Lazer Como uma das principais propostas era projetar uma casa ampla para descanso e com lazer confortável, foi dada uma atenção especial à área externa. Para criar um clima de total aconchego para os proprietários cariocas, que passam as férias em Trancoso, o lazer conta com recursos que se harmonizam perfeitamente com o lote de natureza e paisagismo privilegiados. “Pedi que a piscina tivesse vários pontos de hidromassagem para que todos os usuários pudessem desfrutar desse conforto. Assim, foram instalados na parte mais rasa, para que pudéssemos relaxar dentro da água”, conta a proprietária Daisy Balasso.
O formato orgânico oferece um toque de descontração. “Não imaginava que ela ficaria tão grande e desse tanto destaque ao lazer”, ressalta Dayse. A forma sinuosa e as pastilhas de vidro verdes (Vidrotil) que revestem o interior também tiveram outra função: dar um aspecto natural à principal atração do setor.
Para o entorno, os profissionais optaram por um deque de peroba. Ao lado da piscina, há ainda um gazebo com estrutura de madeira e móveis que o tornam um ambiente de estar. Do outro lado, está a churrasqueira, o forno a lenha, a sauna e o banheiro. “A primeira foi construída com tijolos cerâmicos para suportar a temperatura e pintada com tinta branca para combinar com o piso”, explica Porto.
O setor está integrado com ambientes internos como sala de TV, estar, jantar e jardim interno, de onde se pode apreciar toda a vista da área de lazer.
Paisagismo A primeira preocupação do paisagista que assina o projeto, Alex Sá Gomes, de Salvador, BA, foi não impedir a visão do campo de golfe. “Porém, trabalhei com uma vegetação mais pesada do lado esquerdo do terreno para oferecer privacidade aos moradores, já que a casa possui vizinhança”, justifica. As espécies escolhidas foram: palmeiras, coqueiros, helicônias, entre outras.
A pedido da proprietária, o paisagista utilizou algumas árvores, como mangueiras e pau-brasil, para proporcionar sombras ao local que recebe sol intenso durante quase todo o ano.
Texto Renata Ramos
Fotos Tarso Figueira