Casa de Veraneio em Ubatuba: Integração com a Natureza e Arquitetura Rústica

A exuberante vegetação nativa do litoral norte de São Paulo atraiu um estrangeiro que escolheu a região para construir sua casa de veraneio. Neste cenário, a natureza complementa a arquitetura de Fábio Madueño, profissional de Ubatuba, SP. Em um amplo terreno de 4 mil m² com vista para o mar, a residência se destaca pela sua implantação cercada pelo verde, em perfeita harmonia com a paisagem, exibindo traços rústicos.

A estrutura da casa, construída com eucaliptos e fechada por alvenaria com tijolos aparentes, ganha ainda mais charme com a inclinação diferenciada dos telhados e dos beirais. O telhado, com caimento de 40%, e os beirais, de 20%, remetem à arquitetura caiçara presente no litoral na década de 70, que influencia o trabalho do arquiteto. No interior, a madeira rústica está presente nos acabamentos, conferindo mais beleza e sofisticação.

Espaços independentes foram projetados visando à privacidade dos moradores. A edificação principal possui três pavimentos, oferecendo acomodações independentes para o proprietário e seus hóspedes. O pavimento superior abriga a suíte máster, enquanto no intermediário estão os ambientes sociais principais, lavabo, cozinha e duas suítes. No térreo, para garantir independência aos hóspedes, há uma copa, outra sala de estar e um escritório.

A integração é um ponto forte do projeto, unindo ambiente de lazer, estar e jantar. Uma barra divide o espaço entre a sala principal e a cozinha. Além da porta convencional, há portas maiores que podem ser abertas para integrar visualmente os ambientes. O telhado, com grandes tesouras aparentes, continua nas varandas, que contam com guarda-corpo de madeira roliça. As janelas basculantes proporcionam vista para a praia, além de ventilação e iluminação naturais.

Na cozinha, o piso de cerâmica verde contrasta com os armários de alvenaria e as bancadas em concreto revestidas com azulejos e madeira roliça. As janelas basculantes também oferecem vista para a praia, além de ventilação e iluminação naturais. Um fogão a lenha completa o ambiente rústico.

A decoração da residência, desenvolvida por Madueño e pelo arquiteto Ricardo Issa, de São Paulo, segue uma linha brasileira, com peças adquiridas em antiquários mineiros. As cores foram escolhidas para suavizar o ambiente rústico, com tonalidades neutras predominantes e toques de cores fortes nos objetos decorativos.

Diversas opções de lazer estão disponíveis, incluindo uma piscina com vista para o mar, sauna seca e úmida, e uma queda d’água artificial que corre pelo terreno, além de um quiosque com churrasqueira. A casa de veraneio em Ubatuba oferece um refúgio tranquilo em meio à natureza exuberante, com todo o conforto e privacidade necessários para desfrutar de momentos inesquecíveis.

Tex­to Daniella Grinbergas
Fotos Edu Castello

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top