No topo de um edifício de baixo porte, numa rua tranquila da capital paulista, encontra-se um imóvel de 60 m² que passou por uma transformação notável. A arquiteta Ursula Troncoso, do escritório Ateliê Navio em colaboração com o Estúdio Artigas, relata que a cobertura inicialmente era apenas um piso revestido com cerâmica e sem qualquer tipo de fechamento.
Com a instalação de uma estrutura metálica leve coberta com telhas termoacústicas no segundo pavimento, o apartamento dobrou de tamanho, atingindo 120 m². “O ponto de partida foi realizar o desejo comum a muitos moradores de apartamento: ter uma ampla varanda, uma espécie de quintal nas alturas, ideal para cultivo de plantas, momentos de lazer ao ar livre e churrascos”, explica a arquiteta.
O projeto original era compacto, composto por uma suíte, salas de estar e jantar, cozinha e área de serviço. Durante a reforma, os espaços foram integrados para otimizar a entrada de luz natural e criar uma sensação de amplitude.
A laje foi transformada em uma área de lazer completa, com sala de TV, banheiro e uma área externa equipada com bancada, mesa e espaço verde. O acesso é feito por uma escada iluminada naturalmente, proveniente da abertura feita no telhado, permitindo aos visitantes apreciarem o céu da cidade ao entrar no apartamento.
“Após as intervenções, o resultado é um ambiente descomplicado, banhado por luz natural, espaçoso e com um segundo andar de lazer, que pode ser facilmente convertido em um segundo quarto conforme necessário”, conclui Ursula.
Confira a galeria completa: